voltar

Laboratório de Orientação Criativa

Laboratório de Orientação Criativa – um espaço de inspiração.

A formação do CEARTE assenta no triângulo conhecimento, técnica e inovação, contudo, e porque hoje em dia é essencial fazer a diferença, é necessário dinamizar uma cultura criativa e uma dinâmica empreendedora junto dos artesãos que frequentam o Centro (clientes).

Esta nova atitude, suportada no triângulo identidade, cultura, criatividade, é o complemento ideal para a actividade formativa desenvolvida pelo CEARTE, junto de artesãos, designers e criadores, visto poder funcionar autonomamente, como uma ferramenta de apoio, pois não está ligada aos parâmetros da formação.

Através deste serviço é intenção do CEARTE unir os artesãos com a inovação e a competitividade, num mercado cada vez mais competitivo, difícil e segmentado.

Inovar e criar não são processos fáceis, nem rápidos!

Exigem conhecimento, competências, motivação, determinação e perseverança. Não acontecem por acaso em resultado de actividades dispersas e descoordenadas. É preciso mostrar que criatividade e inovação são factores de competitividade ao alcance de qualquer um, desde que tenha as ferramentas correctas.

Fundamentado numa metodologia que vem sendo aperfeiçoada pelo CEARTE desde 2005 e apresentada ao público em colecções como a Desafios, Avantcraft e mais recentemente pela Edição Exclusiva, o Laboratório de Orientação Criativa é um serviço gratuito, prestado pelo CEARTE, de apoio aos artesãos e às microempresas artesanais 

Tem por missão principal, proporcionar as seus clientes as ferramentas adequadas para a inovação estética, funcional, tecnológica, qualitativa e organizativa.

Através da aplicação de novas tecnologias a formas tradicionais, criando novas formas utilizando velhas tecnologias, adaptando saberes antigos a conceitos modernos, cruza-se o trabalho de artesãos e designers, em parcerias mutuamente criativas e compensadoras.

As influências que o Laboratório de Orientação Criativa absorve são de base tecnológica, sociocultural, ética e artística.

No fundo, a recolha, tratamento e disponibilização de informação que fazemos é a criação de uma solução à medida para cada caso, através de uma tradução de códigos para linguagens mais facilmente entendíveis por todos.

Hoje em dia não somos somente influenciados pelo que nos rodeia, pelo que nos envolve. Estamos numa era em que tudo nos está facilmente acessível, “à curta distância de um clique”. É por isso muito fácil ser apanhado nesta comunidade global, abraçarmos, incorporarmos estilos e ideias globais, do mundo e esquecermos as nossas próprias raízes.

Nesta pressa de nos tornarmos cidadãos globais não podemos perder a nossa identidade cultural, única. Precisamos de ser exactamente nós, e precisamos de o ser cada vez com mais convicção e confiança.

Agarremos o que o mundo tem para nos oferecer e tornemo-lo nosso.

Tudo é subjectivo.

Seriamos loucos se pensássemos que o que aqui fazemos é aplicável a tudo e todos no sector das artes e ofícios, … mas encorajamo-los, desafiamo-los a olhar e a escutar, a tirar o que gostar e  a torná-lo único.

O Laboratório de Orientação Criativa é um serviço gratuito, disponibilizado pelo CEARTE.

 

Para além do serviço prestado presencialmente no CEARTE, pode usufruir do serviço on-line do Laboratório de Orientação Criativa, através do seu registo no Portal do CEARTE no menú MyCEARTE (canto superior direito) e posterior email para geral@cearte.pt ou preenchimento da ficha de contato a solicitar adesão ao serviço,

 

 voltar