voltar

Seminário Tendências de Moda para o Artesanato

Seminário:  Tendências de Moda para o Artesanato

 

 

Local: Feira Internacional do Artesanato (FIA), Lisboa

Data: 3 de Julho

Hora: 14h30m às 16h30m

Inscrição: obrigatória (entrada gratuita na feira)

 

A inovação qualificada ancorada na identidade é hoje uma realidade nas artes e ofícios e é sem dúvida um dos seus caminhos de futuro.

Por isso o CEARTE e a FIA organizam este seminário que conta com  a participação de uma das mais conceituadas especialistas mundiais da área , que dará a conhecer  as  principais tendências de moda e consumo a nível mundial e procura adaptá-las  para o setor das artes e ofícios em Portugal, dando assim ferramentas aos artesãos e criativos para enfrentarem de forma qualificada e com sucesso o seu mercado.

São ainda apresentados projetos, já existentes no mercado, que, a título exemplificativo, são sinónimo dessas tendências nacionais, associando a técnica, o saber fazer, a identidade cultural e o design. A apresentação destas tendências está fundamentada em informação especializada, recolhida dos principais sites de análise de tendências de moda e de mercado e interpretada  à luz da realidade portuguesa. 

Aliando novas tecnologias a formas tradicionais, criando novas formas utilizando velhas tecnologias, adaptando saberes antigos a conceitos modernos, cruza-se o trabalho de artesãos e designers (criadores e criativos) em parcerias mutuamente criativas e compensadoras que dão cartas no mercado e apontam caminhos de vanguarda.

 

 

 Programa


14:30       Sessão de Abertura
                CEARTE e FIA

14:45       Tendências de Moda e de Consumo 2015/2016
                WGSN - Maria Soriano (especialista em análise de tendências de moda)

15:30       Associação 30MS - Trinta Moios de Sal
                Marita Ferro

15:50       Oficina da Formiga
                Milú e Jorge

16:20       Relatório de Tendências para o Artesanato em Portugal
                 CEARTE - João Pedro Amaral

16:30       Encerramento do Seminário
                Diretor do CEARTE - Dr. Luís Rocha

 

Objetivos:

Apresentação das principais tendências de moda e design para 2015/2016 como fonte de informação e inspiração para a produção artesanal bem como duas iniciativas concretas e bem sucedidas de aplicação pratica  de inovação e design no artesanato.

 

Destinatários:

Artesãos, designers, criadores, todos os interessados na temática das artes e ofícios, tendências de moda e de consumidor

 

 

Descarregue aqui as apresentações feitas durante o seminário, pela 30 Moios de Sal, Oficina da Formiga e Laboratório de Orientação Criativa. A apresentação feita pela WGS é conteúdo restrito, só acessivel aos clientes do LOC.

 voltar