Descrição do processo


Todos os adultos passam por uma etapa designada de Orientação ao Longo da Vida (OLV):

Acolhimento - Atendimento e inscrição.

Diagnóstico- Análise de perfil.

Informação e Orientação- Identificação de projetos individuais de educação e qualificação profissional.

Encaminhamento- Para uma Oferta de educação e/ou formação profissional ou ainda para um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)  (apenas possível para candidatos adultos).

 

O RVCC Profissional e/ ou escolar de Nível Básico (4º, 6º ou 9º ano) e nível secundário (12º ano) (poderá decorrer em horário laboral ou pós laboral consoante a disponibilidade dos interessados) está dividido em:

Reconhecimento e Validação de Competências - Identificação, pelo candidato, dos saberes e competências adquiridos ao longo da vida, assentes na metodologia de Balanço de competências e na utilização de instrumentos diversificados de avaliação (portefólio, entrevista técnica, exercícios práticos, observação direta no posto de trabalho, etc.).


Certificação e competências - Realização de demonstração de competências (apresentação temática, prova escrita/ou oral e/ou prática). No final do processo os candidatos obtêm uma certificação parcial ou total, formalizada através de através de um Certificado de Qualificações e/ou Diploma de Qualificação.