O Que É?


O CRC do CEARTE

O CRC do CEARTE é um centro de recursos em conhecimento que tem como objectivo reunir, tratar e difundir informação relativa a um grupo de temas afins e tem como missão principal colocá-la à disposição de profissionais do artesanato, técnicos, formadores, designers, criadores, consultores, operadores e todos os interessados em geral, para que possam desenvolver adequadamente as suas actividades e trabalhos de investigação.

 

Principais funções do CRC

Proporcionar informação relevante de maneira rápida e eficaz;

Realizar um tratamento exaustivo dos documentos, que permita maiores possibilidades na recuperação de informação;

Informar os utilizadores das fontes de informação existentes através de processos de difusão convenientemente ajustados;

Fornecer acesso a uma vasta gama de recursos informativos actualizados, em todas as áreas de interesse.

 

Objectivos específicos do CRC

Dotar o sector das Artes e Ofícios Tradicionais de um Centro de Recursos específico, actualizado e organizado, direccionado às suas necessidades.

Disponibilizar às microempresas, artesãos e público em geral, um conjunto de produtos de informação na área das Artes e Ofícios Tradicionais, permitindo ao mesmo tempo o acesso a outras fontes a partir dos meios do Centro de Recursos.

Produzir, recolher, organizar e sistematizar informação técnica e científica relativa ao sector das Artes e Ofícios, permitindo aos utentes um fácil e pleno acesso à informação, quer presencialmente quer via telemática.

Promover a capacidade de recolha de informação por parte dos formadores, no sentido da auto-formação e da preparação pedagógica das sessões, recorrendo a produtos pedagogicamente inovadores.

Sensibilizar e familiarizar os utilizadores com as novas tecnologias de acesso à informação através de ambientes "amigáveis", estimulando assim o seu maior uso, colaborando na construção e desenvolvimento da Sociedade de Informação.

 

O Espaço CRC

O espaço do CRC é um espaço aberto constituído pela Biblioteca, com uma Sala de leitura geral e de periódicos, pela Secção multimédia, pelo Espaço Internet, pela Materialteca e por um Auditório com 120 lugares.

O acervo documental é constituído por informação especializada em várias áreas temáticas, maioritariamente, ligadas à arte e ao artesanato, mas não só:

Arquitetura

Cerâmica

Cestaria

Couro

Desenho

Design

Economia

Emprego

Encadernação

Ensino

Escultura

Formação Profissional

Gestão

Higiene e Segurança no Trabalho

História da Arte

Informática

Literatura

Madeira

Metal

Pintura

Psicologia

Sociologia

Têxteis

Vidro

O acervo contém documentação em diversos suportes (cerca de 3500 títulos de livros, cerca de trinta títulos correntes de publicações periódicas, CDs, DVDs e cassetes vídeo) em língua portuguesa, espanhola, francesa, inglesa e alemã.

 

O espaço Internet disponibiliza três computadores com acesso à Internet em banda larga.

 

A materialteca é um acervo de matérias-primas criado pelo CEARTE com o intuito de dar apoio às atividades formativas ao nível do conhecimento e aquisição de competências na tecnologia dos materiais, proporcionando apoio ao estudo e investigação de produções artesanais e ao desenvolvimento de novos produtos.