voltar

Formação para ativos (empregados e desempregados)

Formação desenvolvida e dirigida à atualização das competências dos ativos em geral e em particular dos artesãos e dos trabalhadores da economia social, orientada para as necessidades das empresas e apostando nos domínios da inovação, da conceção, da qualidade técnica, da higiene e segurança, das Tic’s, da gestão empresarial, da promoção e da comercialização.

A formação modular certificada permite atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e práticos da população portuguesa adulta, bem como elevar os seus níveis de habilitação escolar e profissional.
Destinatários: Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, empregados ou desempregados que queiram melhorar as suas competências em domínios de âmbito geral ou específico de uma profissão.

A medida Vida Ativa - Emprego Qualificado permite potenciar o regresso ao mercado de trabalho de desempregados, através de uma rápida integração em ações de formação de curta duração.
Destinatários: Desempregados, jovens ou adultos, subsidiados ou não, inscritos nos Serviços de Emprego do IEFP, independentemente das habilitações escolares.

O Programa de formação em competências básicas permite obter competências básicas de leitura, escrita, cálculo e tecnologias de informação e comunicação necessárias para integrar um curso de Educação e formação de adultos (cursos EFA) ou ser encaminhamento para um processo de Reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) de nível básico.
Adultos que estejam nas seguintes condições:

  • idade igual ou superior a 18 anos
  • que não tenham frequentado ou não tenham concluído 4 anos de escolaridade
  • ou que, tenham frequentado e concluído os 4 anos de escolaridade, mas não tenham conhecimentos básicos de leitura, escrita e cálculo

 

Modalidades
Oferta formativa
Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ)

 

 

 voltar