Notícias da Página Principal

AUTOR

CEARTE

DATA

03 de abril 2014

Jornalistas e estudantes de jornalismo

Jornalistas e estudantes de jornalismo "(Re)descobriram o Artesanato nos Media" no CEARTE

Apoios ao microcrédito quase não são utilizados

 

Declarações do presidente do IEFP

Por: Redacção / DC    |   2014-04-02 12:28

http://www.tvi24.iol.pt/economia---economia/jorge-gaspar-iefp-microcredito/1549104-6377.html

http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro/apoios-ao-microcredito-quase-nao-sao-utilizados

 

O presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Jorge Gaspar, afirmou hoje, em Coimbra, que os apoios ao microcrédito, previstos no programa nacional do instituto, «quase que não são utilizados». Muitos dos instrumentos de apoio do IEFP «são desconhecidos para a maioria das empresas», sejam estes de apoio à contratação ou ao empreendedorismo, disse Jorge Gaspar. O presidente do IEFP sublinhou que esse desconhecimento pode também surgir da falta de informação sobre os mesmos. Jorge Gaspar falava num seminário em torno do artesanato nos media, no Centro de Formação Profissional do Artesanato (CEARTE), em Coimbra, promovido pelo centro e pelo Instituto Superior Miguel Torga. «O artesanato, do ponto de vista económico, é cada vez mais importante», defendeu, salientando que esta «é uma área com muito potencial». Este setor é «fundamental não só para a subsistência das pessoas, mas para a fixação das mesmas», podendo ser um mecanismo de «combate à desertificação», referiu. Segundo Jorge Gaspar, o artesanato pode assumir também «um papel importante» no «reforço das próprias exportações».

 

 

Associação promove Prémio Nacional de Jornalismo para o Artesanato

por Notícias de Coimbra

http://www.noticiasdecoimbra.pt/associacao-promove-premio-nacional-de-jornalismo-para-o-artesanato/

  • Abril 2, 2014

 

A Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde (ADAPVC) promove o Prémio Nacional de Jornalismo para o Artesanato, de forma a potenciar o reconhecimento deste setor, disse hoje, em Coimbra, o presidente da associação.

Ao prémio, podem concorrer apenas detentores da Carteira Profissional de Jornalista, com o máximo de dois trabalhos publicados entre 01 de maio de 2013 e 01 de maio de 2014, tendo que se candidatar até 15 de maio.

Nesta iniciativa, que agrega trabalhos de imprensa escrita, rádio e televisão, será atribuído o “Grande Prémio (Re)Descobrir o Artesanato”, no valor de 5.000 euros, que distingue o melhor trabalho publicado, havendo outros dois prémios, no valor de 2.500 euros cada, que distingue o melhor trabalhado concorrente nas restantes áreas.

A cerimónia de entrega dos prémios deverá ser realizada no decorrer da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, entre 10 de julho e 10 de agosto de 2014.

O prémio, que conta com a colaboração do Instituto de Emprego e do Sindicato dos Jornalistas, pretende “incentivar a publicação de peças jornalísticas sobre as artes tradicionais portuguesas”, explicou Saraiva Dias, presidente da ADAPVC.

A iniciativa quer “salvaguardar o património” do artesanato português, que, para além de “ter um valor cultural e identitário”, é “um fator de criação de riqueza e de emprego”, salientou Saraiva Dias, que falava num seminário em torno do artesanato nos media, no Centro de Formação Profissional do Artesanato (CEARTE), em Coimbra.

O seminário foi organizado no âmbito da terceira sessão do ciclo de seminários “(Re)Descobrir o Artesanato nos Media”, iniciativa conjunta do CEARTE, da ADAPVC e do Instituto Superior Miguel Torga.

 

 

Coimbra: IEFP destaca potencial do artesanato

Categoria: Sociedade

Publicado em 02-04-2014

Escrito por CP http://www.campeaoprovincias.pt/pt/index.php/sociedade/4526-coimbra-iefp-destaca-potencial-do-artesanato?tmpl=component&print=1&layout=default&page=

 

O presidente nacional do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Jorge Gaspar, destacou, hoje, em Coimbra, a importância do artesanato na criação de rendimentos e na fixação de população no território, sublinhando os novos produtos, com inovação e design, tendo já sido ultrapassada como actividade de “velhos sentados em bancos de madeira”.

Jorge Gaspar sublinhou os instrumentos que o IEFP tem, “desconhecidos para a maioria das pequenas e médias empresas”, como o apoio através do micro-crédito, que “quase não é utilizado”, assim como a ajuda ao empreendedorismo, à contratação e a devolução da taxa social única.

O fomento de pequenas áreas de negócio foi sustentado pelo presidente do IEFP, o qual reconheceu que o instituto também tem culpas na falta de divulgação, destacando o “enorme potencial” que têm as oficinas dos artesãos, com duas ou três pessoas, quer ao nível económico, quer da empregabilidade.

O presidente do IEFP falava na abertura do seminário “(Re)Descobrir o Artesanato nos Media”, que decorreu no Cearte (Centro de Formação Profissional do Artesanato), promovido por esta entidade e o Instituto Superior Miguel Torga, em parceria com o Centro de Formação Profissional para o Jornalismo (CENJOR) e a associação que realiza a Feira Nacional de Artesanato em Vila do Conde.

A iniciativa visou sensibilizar a comunicação social para a preservação, divulgação e promoção das artes e ofícios, enquanto património cultural e identitário e factor de criação de emprego e de riqueza, chamando a atenção para as abordagens inovadoras do artesanato, em Portugal.

No seminário foi lançado o primeiro prémio nacional de jornalismo dedicado ao artesanato, que irá distinguir trabalhos publicados na Imprensa, na rádio e na televisão, com um montante de 5 000 euros para o vencedor e de 2 500 euros para outros dois concorrentes.

O prémio, que visa promover e incentivar a criação jornalística sobre as artes tradicionais portuguesas, contribuindo para a sua valorização e reconhecimento, é promovido pela Associação para a Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, com o apoio do IEFP.

 

 

 

 voltar