Recortes de Imprensa

AUTOR

CEARTE

DATA

05 de outubro 2020

CEARTE na Direção do World Crafts Council Europe

CEARTE na Direção do World Crafts Council Europe

 

 

 

 

O CEARTE, Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, com sede em Coimbra, mas de âmbito nacional que em Portugal tem a tutela da formação profissional em artesanato e património, acabou de ser eleito, na pessoa da sua Diretora-Adjunta Ana Cristina Mendes, para a Direção do World Crafts Council Europe (WCC Europa).

Ter sido escolhido por 32 entidades representantes de outros países de toda a Europa ( numas eleições com 5 candidatos) comprova,  distingue e prestigia   o trabalho de mais de 30 anos do CEARTE na qualificação e capacitação de artesãos, da transmissão dos saberes, da gestão do registo nacional do artesanato, da tramitação da carta de artesão e de Unidade Produtiva Artesanal (UPA) , da Certificação das Produções Artesanais, em suma, da valorização dos artesãos e do desenvolvimento do setor do artesanato.

O World Crafts Council Europe é uma das poucas entidades representantes do setor na Europa, que, com os projetos em curso, pode vir a ter uma maior projeção Europeia e sobretudo trabalho visível e útil aos artesãos da Europa e por conseguinte também de Portuga, por isso é  estratégico para o CEARTE  e  sobretudo para Portugal .poder ter assento na Direção deste organismo, pelo contributo que aportará para a missão, atribuições e competências do CEARTE e também para o desenvolvimento do artesanato em Portugal e na Europa.

Sublinhe-se que é a primeira vez que Portugal tem assento na Direção de um organismo a nível Europeu representativo do setor.

A pessoa eleita foi a Dra. Ana Cristina Mendes, Diretora-Adjunta do CEARTE, que, nas palavras do Diretor do Centro, “reúne as condições e o perfil ideal, pois tem uma visão estratégica que tem sobre o sector; é das pessoas que a nível nacional tem maior conhecimento do setor e em particular da capacitação, formação dos artesãos, do empreendedorismo e da inovação, do reconhecimento dos artesãos e da certificação de produções artesanais; integra vários grupos de trabalho e Comissões em Portugal que regulam o setor, como: Membro do Conselho Sectorial para a Qualificação – Artesanato e Ourivesaria; Membro do grupo de trabalho para apreciação das candidaturas e emissão de parecer não vinculativo das cartas de artesão e UPA; Membro da Comissão Consultiva para a Certificação de Produções Artesanais Tradicionais (CCCPAT) e, finalmente, tem ainda vasta experiencia em projetos Europeus, dado que é no CEARTE a pessoa responsável pelo desenvolvimento dos vários projetos Europeus que o CEARTE integra (dos programas Erasmus, Europa Criativa, INTERREG Europe etc.) e da Michelangelo Foundation for Creativity and Craftsmanship”.

Ana Cristina Mendes, recém-eleita, refere que “Integrar a Direção do World Crafts Council Europe permitirá ao CEARTE trazer a sua visão e experiência para a organização representativa do Artesanato na Europa e fazer parte de uma rede dinâmica que representa o artesanato a nível internacional e político. Esta é uma oportunidade para o CEARTE (e para mim) de partilhar, aprender e pertencer a uma forte rede europeia que tem como missão " garantir a sobrevivência e o desenvolvimento do artesanato, enquanto cultura, património e economia, para as gerações futuras".

O Diretor do CEARTE - Luís Rocha, remata dizendo que “Somos agora parte integrante e ativa, enquanto membro da Direção, da grande rede Europeia do Artesanato, do património e indústrias criativas - o World Crafts Council Europe. Um privilégio, pelas muitas e novas oportunidades que aqui nascem, e uma responsabilidade acrescida que honraremos todos os dias”.

O CEARTE procurará que a experiência colhida seja útil para a partilha de práticas entre os vários países, mas que permita também a projeção internacional dos artesãos portugueses, do seu saber-fazer, da nossa história, património e cultura.

 

 

 voltar