voltar

um manifesto para uma estratégia europeia para o artesanato

 

 

 

UM MANIFESTO

PARA UMA

ESTRATÉGIA EUROPEIA

PARA O ARTESANATO



O Word Craft Council Europe os seus membros e parceiros são a voz de milhões de artesãos s profissionais, ateliers  e produtores artesanais em toda a Europa. O artesanato é rico na sua diversidade, representando centenas de ofícios especializados.
Os ligados aos têxteis, moda, cerâmica, vidro, metal, joalharia e marcenaria são bem conhecidos, mas há muitos mais que são únicos e distintamente ligados ao património, território, cultura e tradição.
Para assinalar o seu 40º aniversário, o  Word Craft Council Europe fez um inquérito junto dos seus membros para avaliar os desafios enfrentados pelo sector do artesanato. Os resultados do inquérito são a base para o desenvolvimento deste "Manifesto e Plano de Ação para o Artesanato na Europa", apresentado por ocasião das Reuniões no Grand Palais, Paris, a 23 de maio de 2019.

 


O PLANO DE AÇÃO PROCURA SOLUÇÕES QUE PERMITAM:


    Reconhecer o contributo do artesanato para a nossa sociedade, património, cultura e a economia europeias.
    Celebrar este rico setor criativo que valoriza a ligação humana ao mundo em nosso redor e mostra o caminho para o desenvolvimento sustentável das economias locais.
    Fornecer apoios adequados e uma legislação que permitam que o setor se desenvolva comercialmente.
    Construir o futuro do setor através de uma formação adequada para assegurar a transmissão de competências, saberes e conhecimentos aos jovens.
    Estimular todos os tipos de inovação para garantir a evolução do artesanato.
    Aumentar o reconhecimento do setor com a finalidade de promover, preservar e proteger o património artesanal europeu transmitido de geração em geração.


Apelamos às instituições europeias e aos decisores nacionais para que apoiem o Manifesto Para Uma Estratégia Europeia para o  Artesanato e trabalhem em conjunto neste plano de ação com seis pontos para assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento do artesanato para as gerações futuras.

 


PLANO DE AÇÃO


    ASSEGURAR A REPRESENTAÇÃO DO ARTESANATO EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES ATRAVÉS DE PROGRAMAS DE APOIO EUROPEUS.
Garantir que os termos "artesão, trabalhador artesão, craftsman,, artífice e produtor artesanal " sejam igualmente representados como parte integrante das indústrias culturais  e criativas no próximo programa europeu 2021-2027. Garantir a igualdade de acesso dos profissionais do artesanato e das suas instituições aos fundos públicos europeus.

    APOIAR MEDIDAS QUE CONTRIBUAM PARA ESTIMULAR O ESPÍRITO EMPRESARIAL E O ACESSO DAS EMPRESAS DE ARTESANATO AOS MERCADOS.
Certificar-se de que a regulamentação é adequada à escala das empresas de artesanato e aumentar o acesso aos apoios para o desenvolvimento profissional dos artesãos  profissionais.

    COMBATER O DECLÍNIO DA OFERTA DE FORMAÇÃO E DA TRANSMISSÃO DE COMPETÊNCIAS.
Trabalhar com as instituições europeias ligadas ao artesanato para desenvolver apoios específicos para a formação que incluam novos modelos de transmissão entre mestres artesãos e estudantes.

    FAZER INVESTIGAÇÃO PARA IDENTIFICAR E QUANTIFICAR O VALOR ECONÓMICO, EDUCATIVO, CULTURAL E SOCIAL DO ARTESANATO PARA A EUROPA.
Trabalhar com os parceiros europeus para desenvolver um quadro que permita medir o valor económico, educativo, cultural e social do artesanato para a sociedade europeia. Aumentar a disponibilização de indicadores geográficos e proteções para os ofícios do artesanato em risco.

    PROMOVER O RECONHECIMENTO E A PROTEÇÃO DO SETOR DO ARTESANATO ATRAVÉS DE LEGISLAÇÃO.
Trabalhar ao nível europeu e nacional para desenvolver legislação que reconheça, proteja e assegure o futuro do setor do artesanato europeu.

    ACOLHER UM ANO EUROPEU DO ARTESANATO.
Elaborar propostas para acolher um "Ano Europeu do Artesanato" durante o programa da UE 2021-2027 para aumentar o reconhecimento e a visibilidade do setor junto dos decisores políticos, das instituições e do público europeu.

 

 

Assine aqui o manifesto pelo futuro do artesanato na Europa: MANIFESTO  este link vai abrir uma página do World Crafts Council Europe

 

 

 

 

Descarregue aqui o manifesto em PDF:

 

 

 

 voltar