RENOUVAL

 

 

Projeto número 2020-1-FR01-KA204-080372

Duração:  outubro 2020 – setembro 2022

 

 

Aprendizagem intergeracional e validação de competências na área do artesanato, utilizando tecnologias digitais

 

O Artesanato e as PMEs atuam como um importante amortecedor nas crises económicas e são muito mais relutantes em despedir funcionários em tempos difíceis. O artesanato também desempenha um papel fundamental na promoção de Educação Formação Profissional no local de trabalho que é essencial para transição da educação para o emprego e para garantir mão-de-obra qualificada. Ao mesmo tempo, nos países do Sul e do Mediterrâneo, tem-se identificado a falta de projetos inovadores para potenciar o conhecimento e a experiência dos mestres artesãos, bem como para cativar as gerações mais novas, para atividades artesanais que correm o risco de desaparecer. Nas últimas duas décadas, alguns ofícios tradicionais caíram em declínio devido à produção em massa e ao aumento do consumismo, levando a uma desvalorização do artesanato enquanto atividade profissional bem como a partilha de competências do saber fazer artesanal entre gerações. Outros evoluíram, abraçando a era digital, especialmente quando se trata de promover os seus produtos através de marketing digital e a angariação de novos clientes, colaboradores e públicos. Com base neste diagnóstico prévio feito pelos parceiros do projeto, é evidente a necessidade de:

(i) transferir os conhecimentos técnicos das antigas gerações de artesãos para uma nova geração de artesãos, por um lado, e

(ii) melhorar o uso de tecnologias digitais no setor, o que requer o aprimoramento das competências digitais de profissionais e formandos, por outro lado.

 

Objetivo do RENOUVAL

O objetivo do projeto Renouval é conceber percursos de educação e formação na área do artesanato tendo como pilar a aprendizagem intergeracional, promovendo a aprendizagem colaborativa entre jovens adultos pouco qualificados e formadores na área do artesanato utilizando ferramentas digitais acessíveis. O projeto adota como referência os quadros europeus de qualificações EQF, ECVET, EQAVET, Europass e EPALE, para promover e aumentar a transparência e o reconhecimento de competências e qualificações.

 

Grupo-alvo

Os utilizadores do projeto RENOUVAL são formadores e educadores de adultos que pretendam aprender a usar e aplicar ferramentas digitais para apoiar jovens adultos nos seus percursos de aprendizagem.

O grupo-alvo são jovens adultos pouco qualificados e artesãos que visem descobrir formas mais motivadoras de aprender, adaptadas às suas necessidades, e adquirir competências para trabalhar no sector do artesanato, desenvolvendo, ao mesmo tempo, competências de empregabilidade para a sua inclusão social e laboral.

 

A desenvolver

  • Programa de educação e formação de adultos em aprendizagem intergeracional e validação de competências para o setor do artesanato. 
  • Ferramenta de gamificação digital para apoiar educadores e formadores de adultos na aquisição de aprendizagens intergeracionais e validação de competências nos setores do artesanato. 
  • Ferramenta de avaliação digital para monitorizar a aquisição de competências dos formandos nos setores do artesanato, nomeadamente para monitorizar a evolução da aprendizagem. 
  • Conjunto de vídeos instrucionais que complementam o plano de formação em particular, a ferramenta de gamificação.

 

Saiba mais e experimente em Renouval Projet

 

Parceiros:

         

 voltar