voltar

economia circular no espaço Ibérico

 

A Escola de Organização Industrial e a Universidade de Salamanca lançam um MOOC (massive open online course) - curso online aberto em economia circular, desenvolvido no âmbito do projeto Circular Labs com o intuito de promover o empreendedorismo para a economia circular no espaço ibérico, inserido no Programa Operacional Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (Interreg POCTEP) e cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

O principal objetivo deste MOOC é divulgar a importância de transformar o nosso atual modelo de economia linear (produzir/usar/ deitar fora) num modelo circular em malha fechada, mais típico da natureza, em que praticamente todos os materiais possam ser reaproveitados, formando parte de uma nova cadeia de valor. Tem por objetivo ajudar a compreender a necessidade de conservar, racionalizar e otimizar as matérias-primas que a natureza oferece, aplicadas tanto ao mundo dos negócios como aos diferentes setores produtivos, o que implica uma nova forma de pensar, agir e trabalhar.

 

O curso está disponível em espanhol e português, podendo ser feito até o final de julho (inscreva-se aqui). Depois de concluído, os participantes receberão um certificado emitido pela Escola de Organização Industrial e pela Universidade de Salamanca.

 

Para saber mais: https://www.craftingeurope.com/spain/curso-online-abierto-mooc-de-economia-circular/

 

Neste curso são abordados diversos temas, desde a compreensão de conceitos como economia circular, simbiose industrial, eco design ou análise do ciclo de vida do produto, até à aprendizagem de como implementar este novo modelo circular na forma de funcionamento das organizações para encontrar soluções inovadoras e eficientes. São também apresentados casos reais de empresas e agentes industriais em Espanha e Portugal que estão a levar a cabo iniciativas seguindo estas metodologias com sucesso.

 

Este curso é desenvolvido por especialistas na área da economia circular, oriundos das regiões de atuação do projeto (Galiza, Castela e Leão e Norte de Portugal) e profissionais que aplicaram a economia circular nas suas empresas. Inclui vídeos animados, notas técnicas, leituras e questionários de autoavaliação.

 

 voltar