Para o futuro o CEARTE reforçará a sua missão através de novas estratégias de intervenção assentes no rigor, na resposta às necessidades da região, na eficácia e na excelência, para, uma relação permanente entre mais escolaridade, mais qualificação e mais empregabilidade, criar novas oportunidades para jovens e adultos, designadamente através de:

A.  Certificação de Competências Escolares e Profissionais – proporcionando aos adultos, equivalência escolar ao 6º, 9º ou 12º ano de escolaridade, bem como o desenvolvimento do sistema de reconhecimento e de certificação de competências profissionais obtidas pela via da experiência profissional. Considerando que existe um número muito significativo de profissionais nos mais diversos sectores que adquiriram competências pela via das aprendizagens ao longo da vida, mas que não estão validadas, nem reconhecidas e muito menos certificadas, o reconhecimento das competências assume uma importância extraordinária do ponto de vista social e de dignificação dos profissionais das artes e ofícios.

B.   Consultoria e Apoio Técnico a micro empresas – em cada ano o CEARTE apoia mais de 200 micro empresas da Região, através da consultoria especializada ou de formação/acções que respondem às necessidades específicas e concretas da empresa, resolvendo problemas, definindo estratégias de negócio, de produção e de gestão, viabilizando e desenvolvendo cada uma das micro empresas apoiadas.

C.   Projectos de Inovação no Artesanato – sobretudo através de projectos internacionais e de parcerias designers/artesãos. Há hoje algumas produções artesanais, em que a aposta na inovação é condição de sucesso comercial, devido ao tipo de mercado a que se dirigem, muito mais sensível às questões da moda, da renovação, das colecções. O CEARTE procura que os artesãos caminhem, ao nível da inovação, para:

  • Investimento no design dos produtos – com vista à oferta de um produto único e diferenciado;
  • Diversificação de produtos;
  • Garantia de qualidade dos produtos;
  • Aposta na inovação que confira originalidade à produção;
  • Utilização de novas matérias-primas conjugando-as com as tradicionais;
  • Diversificação e personalização da relação com os clientes;
  • Atenção dada aos materiais de divulgação e promoção.

Com estes projectos, assentes na inovação através de parceria artesão/designer, na internacionalização e nas tendências de mercado o CEARTE procura contribuir para a necessária inovação qualificada, em parte significativa das produções artesanais. O objectivo é, utilizando a tecnologia adequada produzir artigos de alta qualidade e de elevado valor acrescentado, com forte imagem no mercado nacional e internacional.

D.Parcerias com Escolas Secundárias para Educação/Formação potenciando meios, recursos e competências, respostas mais adequadas e com melhores resultados, sobretudo com saídas profissionais em áreas de forte empregabilidade – Marcenaria, Serralharia, Cerâmica, Fotografia, Electricidade ou em áreas emergentes como o Técnico de Sistemas Ambientais, o Técnico de Manutenção de Aerogeradores e o Técnico Multimédia.

E.   Criação de Academia das Artes e Ofícios – Destinada a crianças em período de férias escolares e a pessoas que pretendam aprender um conjunto de actividade ligadas às artes e ofícios, um espaço de convívio, ocupação e sensibilização que permita ocupar o tempo de forma lúdica, educativa e saudável.
Simultaneamente o CEARTE constituir-se-á como espaço / repositório de técnicas tradicionais, servindo de Centro de Demonstração / Aprendizagem de saberes e know-how para as camadas mais jovens e outros públicos interessados.

 voltar