Notas de Imprensa

AUTOR

CEARTE

DATA

25 de julho 2022

Doze Jovens Cozinheiros concluem formação no CEARTE

Doze Jovens Cozinheiros concluem formação no CEARTE

 

Doze jovens do curso de Cozinha/Pastelaria do CEARTE, que decorreu nos últimos 3 anos em Semide, realizaram a sua PAF - Prova de Aptidão Profissional, perante um júri composto por um formador (Chef de Cozinha), um representante do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Hotelaria, Restauração e Turismo e um representante da AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

 

Estes jovens, cada um escolheu uma ementa que confecionou na integra e na totalidade, demostraram com entusiamo, dedicação e profissionalismo, os muitos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, quer na formação tecnológica, quer na formação prática que decorreu na cozinha e restaurante pedagógico do CEARTE em Semide, quer também nos vários Hotéis e Restaurantes do país onde realizaram a formação pratica em contexto de trabalho.

 

Terminam todos com êxito a sua formação, ficando com o 12º ano de escolaridade e com um certificado/diploma de formação profissional de nível IV como Técnicos de Cozinha/Pastelaria.

 

O Diretor do CEARTE - Luís Rocha referiu no encerramento que “a vossa capacidade de aprendizagem ao longo de todo o curso, os muitos conhecimentos que apreenderam, mas sobretudo a vossa atitude pessoal e profissional que ganhou muita maturidade ao longo do curso, e as elevadas competências que demonstraram nesta prova de avaliação final, são a prova de que a formação do CEARTE é de muito boa qualidade e que, cada um de vós está apto, pela certificação e sobretudo pelas suas competências e conhecimentos, a trabalhar em qualquer Restaurante ou Hotel do país, e a melhorara a qualidade do serviço o setor da Hotelaria e Restauração tanto precisa”.

 

Exortou depois cada jovem a “ser embaixador da formação junto dos colegas e amigos, demostrando que a formação e a qualificação vale a pena, como comprova o fato de a generalidade de vós, amanhã ou na próxima semana, terem já contrato e trabalho... a missão do CEARTE está assim plenamente cumprida e são resultados destes que nos dão muito ânimo e vontade de fazer sempre mais e melhor”.

 

Os jovens, com alguma emoção, deixaram um agradecimento muito grande ao CEARTE e aos formadores por tudo quanto fez por eles… por não ter desistido mesmo nos momentos difíceis e por acompanhar cada um individual e pessoalmente. Não se esqueceram de agradecer as excelentes condições de formação do CEARTE para estas áreas no Polo de Semide, desde os equipamentos, as salas, o serviço de cozinha para os excelentes almoços, o transporte garantido de Miranda do Corvo e de Coimbra para Semide, tudo ajudou a terminarem a formação com êxito.

 

Sublinhe-se que, em setembro, o CEARTE vai iniciar mais dois cursos em Semide na área da Cozinha/Pastelaria e do Restaurante/Bar, para jovens entre os 15 e 25 anos, com equivalência ao 12º ano de escolaridade e com diversos apoios sociais. As inscrições podem ser já feitas em www.cearte.pt  

  

TESTEMUNHO 

Uma vez que este curso teve 5 jovens guineenses em formação, resultado de uma parceria bilateral entre o CEARTE e o Ministério do Turismo e Artesanato da Guiné Bissau, estes deixaram o seguinte testemunho:

“Em representação dos alunos GUINEENSES do CEARTE permitam-me que vos enderece algumas palavras e que nunca serão suficientes para transmitir o nosso profundo e reconhecido agradecimento por todo empenho e dedicação que têm nos dado ao longo deste percurso.

Quando em janeiro de 2020, chegamos Portugal para estudar, fomos recebidos de braços abertos pelo CEARTE o lugar onde tudo começou.

Foram 3 maravilhosos anos letivos que partilhamos com colegas, professores/as, colaboradores, a Direção da CEARTE, ou seja toda Família do CEARTE.

Estes 3 anos junto da família CEARTE para nós significaram muita coisa, por isso um obrigado não chega para esta casa que desde início nunca virou costas a nós.

Fomos gratos para esta família e temos uma certeza de que saímos do CEARTE, mas nunca o CEARTE vai sair de nós.

Muito obrigado por tudo que vocês fizeram por nós.

Agora é a nossa vez de vos retribuir tudo, mas como...? É levar os ensinamentos que adquirimos durante 3 anos e pôr em prática aquilo que é mérito e valor do CEARTE.

Por isso, e nesta humilde carta de gratidão, queremos prestar uma homenagem, por contribuir neste sonho que tornou realidade.

Em meu nome e em nome da turma de cozinha e pastelaria, um grande e sentido Bem-haja."

 

 

 voltar